Saúde x Doença

A Gestalt Terapia rompe com o paradigma dualista saúde x doença. Os comportamentos e sintomas ditos patológicos são compreendidos como ajustamentos criativos: tentativas de lidar com as situações, desafios e dificuldades encontrados pelas pessoas ao longo da vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nesse sentido, não se compreende alguém com depressivo (a), ansioso (a), bipolar; para além dessas categorias diagnósticas (com as quais às vezes os sujeitos identificam-se) existe uma pessoa fazendo o que é possível, com os recursos que possui, para responder às demandas que a vida lhe impôs.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao invés de uma polaridade, na qual a saúde está em oposição à doença, há um continuum, no qual estamos em diferentes lugares ao longo tempo; pelos ajustamentos que fazemos, às vezes nos aproximamos mais da rigidez (respostas possíveis obsoletas à demandas atuais) ou mais da fluidez (respostas criadas de acordo com demandas atuais).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A partir da compreensão de como se dão esses ajustamentos, que se repetem na sessão terapêutica, oportuniza-se ao consulente aumentar o seu saber sobre como age ou se interrompe; entender o seu papel e sua responsabilidade na situação em que se encontra; criar novas respostas e desenvolver novos recursos para ser e estar no mundo respeitando seu desejo, o que também pode ser dito como a realização de ajustamentos criativos com a maior fluidez e espontaneidade possíveis.

Beijos
Carol Rangel 🦋

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Marketing Digital por Batista Comunicação

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Oi :) Posso te ajudar?