O peso da autocobrança

Você carrega o peso da autocobrança? Pensa diariamente que precisa se superar? Se sente sobrecarregado? Adiciona tarefas e mais tarefas em sua lista e busca incansavelmente formas de “chegar lá”, como se estivéssemos em uma grande corrida?

Esse é o ponta pé inicial para seguidas frustrações e outros sentimentos que, aos poucos, afundam nossa autoestima e saúde mental como um todo. Ao querer “abraçar o mundo” dificilmente alguém dá conta de todas as responsabilidades que toma para si, e é comum iniciar muitas atividades ao mesmo tempo, e podem não apresentar os resultados desejados, pois há uma grande pressão e sobrecarga.

Advém dessa dinâmica o desejo pelo perfeccionismo e também os sentimentos de ansiedade e culpa. Ansiedade em querer fazer cada vez mais e culpa por saber que não dá conta de tudo, acreditando que a falha está em sua baixa competência.

Muitas vezes essa cobrança é estimulada desde bem cedo, ainda na infância, quando as famílias, educadores ou pessoas próximas COMPARAM as crianças umas com as outras, exigem desempenhos sempre melhores em relação aos coleguinhas ou ROTULAM os pequenos por conta de suas dificuldades. Há crianças também que internalizam em si a regra de que só serão AMADAS se forem PERFEITAS em tudo, que somente serão bem aceitas se elas se destacarem mais que outras e que falhar é algo que as torna pessoas ruins.

A perfeição é algo inalcançável, é uma idealização, que só irá gerar frustração. Nestes casos, é preciso desconstruir estes conceitos errôneos que foram formados e carregados durante boa parte de sua vida e ressiginifica-los. Muitos somente conseguem êxito nesse exercício em processo de psicoterapia, conhecendo a si mais profundamente e formando novos conceitos acerca de “cometer erros”, “não precisar ser perfeito”, “não precisar agradar a todos e nem ser amado por todos”.

Se as suas escolhas tem tornado seus dias pesados e sobrecarregados, é preciso fazer algo a respeito! Precisamos sermos mais gentis conosco, com nossa saúde física e emocional. Entender que a vida não é uma corrida. Invista em autoconhecimento. 😉

Beijos
Carol Rangel 🦋

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Marketing Digital por Batista Comunicação

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Oi :) Posso te ajudar?