Maturidade X Amor

Quanto a maturidade nos beneficia no amor?

A imaturidade nos traz muitos prejuízos, pois quando somos imaturos, não somos capazes de amar e acabamos nos privando da origem do amor: a doação, a gratuidade. A imaturidade nos torna pessoas ciumentas e, quando estamos dominados por este sentimento, não somos capazes de amar com liberdade e até mesmo afugentamos este amor. Ninguém suporta um amor que prende, um amor para si. Um amor ciumento não quer que o outro faça por você aquilo que só ele quer fazer. Quando somos ciumentos ficamos privados de viver a pureza do amor. Acabamos nos submetendo a amores interesseiros, que são muito mais desdobramentos das nossas necessidades do que dos nossos valores. Nós podemos amar por necessidade, quando somos movidos pelas nossas carências, ou podemos amar por um valor. O movimento do amor não é interesseiro, é gratuito.

A maturidade nos livra do amor de posse, pois identificamos que o outro não é uma extensão nossa, ainda que seja um filho. O outro não tem a obrigação de viver aquilo que nós queremos que ele viva, o outro não é um território para satisfação daquilo que nós não conseguimos nos satisfazer. Às vezes, em nome do amor, ficamos imaturos a vida inteira. Pais e mães que não conseguem enxergar os filhos como totalmente outro e, em nome desse amor de posse, não permitem que a maturidade venha e que seu filho seja quem ele pode ser. Quando temos um filho pequeno devemos exercer autoridade sobre ele, dizer “não” enquanto ele ainda não pode escolher sozinho é proteger. Entretanto, quando insistimos em escolher ou decidir por nossos filhos quando já são capazes, estamos desprotegendo.

Se somos imaturos vamos estabelecer relações sempre pautadas naquilo que queremos que o outro nos faça. Esperaremos que saciem todas as nossas vontades, com imposições e cobranças, não há gratuidade nesse amor. A maturidade nos coloca em uma relação gratuita.

Beijos
Carol Rangel 🦋

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Marketing Digital por Batista Comunicação

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Oi :) Posso te ajudar?