Tá tudo bem não dar conta de tudo!

Tenho visto muitas postagens sobre como aproveitar a quarentena para ser mais produtivo, que agora tempos tempo de “sobra” para colocar todas as coisas em ordem. Sim, isso seria muito positivo, mas precisamos lembrar que não estamos de férias, pelo contrário, estamos enfrentando uma pandemia, e é natural sentir medo, insegurança e ansiedade. A atual situação que estamos vivenciando é uma experiência totalmente nova e adversa em nossas vidas. Dessa forma, a maneira de lidar com ela, assim como o modo de enfrentamento, é fator relevante na superação da situação, que por muitas vezes pode gerar um trauma.

É comum o surgimento de sintomas de ansiedade nesse momento, porém deve se dar especial atenção na ocorrência. Sintomas não tratados podem culminar em um trauma, como por exemplo, o Transtorno de Estresse Pós Traumático, caracterizado pela dificuldade em se recuperar, depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador, aparecendo também após guerras, desastres naturais e pandemias. A condição pode gerar meses ou anos com gatilhos que podem trazer de volta memórias do trauma, acompanhadas de extensas reações emocionais e físicas.

Por isso, é importante sim a maneira como iremos lidar com isso e o modo como iremos enfrentar essa situação. Não vamos gerar mais uma cobrança nesse momento, não somos super-heróis que damos conta de tudo, que não temos medo, que produzimos 100% do tempo. Somos humanos, vulneráveis e o COVID-19 está ai  para nos reafirmar isso. Entretanto, podemos enfrentar tudo isso de maneira mais leve, aceitando nossas fraquezas, sem tantas cobranças, mas não desistindo de lutar. Nesses momentos, é natural que o medo apareça, mas atente-se aos pensamentos que você vem estimulando, pois, só cresce dentro de nós aquilo que alimentamos.

Seria maravilhoso se todos conseguissem manter a disciplina na quarentena, né? Mas digo a vocês, não tem problema não conseguir! Respeite seus sentimentos, descanse, chore se preciso, respira fundo e, então, tente de novo!

Beijos
Carol Rangel 🦋

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Marketing Digital por Batista Comunicação

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Oi :) Posso te ajudar?