Como anda seu autocuidado?

Um dos principais aspectos do autocuidado é reconhecer nossas necessidades físicas, mentais e emocionais. Uma vez identificadas, devemos nos esforçar para que essas necessidades sejam atendidas.

Você já me viu falar por aqui sobre autoestima e amor próprio, certo?! O autocuidado está diretamente relacionado a eles, pois autocuidado e a autoestima são a mola propulsora do amor próprio. Se não nos amamos, não podemos dar amor aos outros. Da mesma forma, se não somos capazes de cuidar de nós mesmos, pouco podemos fazer pelos outros. E na situação que nos encontramos hoje, com o Covid-19, enfrentando um inimigo invisível, o autocuidado e o cuidado com o outro é de suma importância para nossa saúde geral.

 

Às vezes, obrigações do trabalho e de casa não nos permitem dedicar tempo a nós mesmos. Mas isso afeta nossa saúde de várias maneiras. Está provado que o estresse é um dos principais fatores de doenças cardíacas, derrames, entre tantas outras. Por isso, parar de vez em quando, é essencial. Tenha esse compromisso com você mesmo!

As pessoas que praticam o autocuidado tendem a ter pensamentos mais positivos. Essas práticas melhoram muito a autoestima e a autoconfiança, são benéficas para sua saúde em geral e melhoram as relações sociais. Não é algo que nos forçamos a fazer somente por obrigação. O autocuidado é algo que nos recarrega, em vez de sugar nossas energias. É sobre fazer o que é bom para você, é ouvir a si mesmo.

O autocuidado é colocar-se em primeiro lugar e ser gentil consigo mesmo, caso contrário, isso pode levar a sentimentos de exaustão mental, falta de motivação e até depressão. A dica é encontrar algo que realmente gostamos e que se encaixe em nossas vidas e valores. Há muitas coisas que podemos fazer por nós, e nenhuma delas é especialmente difícil ou requer muito tempo. 

Lembre-se, somente você pode decidir se cuidar, se você não for capaz de cuidar de si mesmo, pouco poderá fazer pelo outro!

Beijos
Carol Rangel 🦋

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Vamos conversar?

LOCALIZAÇÃO

Rua dos Andradas, 1137 – sala 1818. Centro histórico – Porto Alegre
CEP: 900200-07

CONTATO

(51) 99468-4475

carolrangel.psi@gmail.com

Fale comigo

Marketing Digital por Batista Comunicação

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Oi :) Posso te ajudar?